Tá bom, Claudia. Senta lá...

É assim que somos controlados hoje. Não é mais com um déspota, um governo autoritário, ou até uma ditadura com uma fina máscara de democracia. Claro que há muitos casos de governos com esses perfis ao redor do mundo, mas nós, que nos dizemos massa crítica e amantes da liberdade, somos controlados por ela mesma.

Estava lendo a edição dessa semana da Carta Capital e a dimensão do caso de Julian Assange, fundador e representante do Wikileaks. Este site causou uma imensa revolução no tocante a informação. Vieram, ao grande público, informações que até então eram reservadas aos altos níveis de governos e embaixadas. Pela primeira vez informações não eram negociadas com poderosos, aqueles que deveriam ser fiscalizados pelo povo a partir delas. Genial! Até que incomodou demais e inventaram de prender  Assange. Ainda aí tudo certo na Bahia, porque a Wikileaks é uma sociedade anônima e tinha uma canalha de gente por trás de Julian, mas aí vem o motivo da revolta desse post, quarta-feira, dia 1 de Dezembro, O Tio Sam pressionou a Amazon a expulsar o site dos seus servidores e até quando eu escrevi esse post os Hashtags #WikiLeaks e #Assange estavam sendo censurados pelo twitter. E dia vai, dia vem pouca gente protesta, e o apoio tímido de alguns políticos acabam virando manobra da politicagem e não ajudam em nada.

Mas por que o mundo assiste a isso com tanta inércia? Só balançamos a cabeça dizendo: “ Que absurdo! O rapaz só quer fazer o bem”, nossas poltronas não aguentam mais ouvir isso. A humanidade é fã do “status quo”, só lutamos contra algo quando sentimos que está nos atingindo em cheio. Não percebemos que somos livres pela metade. Achando que somos por completo, só nos torna mais mansos e domináveis .  

1 comentários:

Lidiane Ferreira 16 de dezembro de 2010 às 09:55  

Será que existem cordinhas invisíveis de marionete em cada um de nós?

Quando eu tinha uns 11 anos, imaginava que toda a minha vida era um simulacro. Assim: minha casa, minha família, minha escola, enfim, tudo era parte de um plano do governo para alguma coisa secreta (Teoria da Conspiração mode on). Meus pais e minha irmã estavam fingindo ser minha família e um dia eu descobriria toda a verdade (lembra o filme O Show de Truman, né?) Até imaginei uma vez que os rostos eram máscaras e a verdadeira face era estranha e branca como papel (!). Ainda bem que saí dessa neura em pouquíssimo tempo...

Bem, o mundo diz que não temos liberdade, mas não é verdade. Vivemos em uma liberdade controlada. E ser subversivo como Assange pode ser perigoso. Ou não. (rsrs, não poderia deixar escapar essa!).

O post está ótimo, Victor! Ele tá bem simples, direto e abre espaço para muitas reflexões.

Postar um comentário

O Insanoscópio

O blog não tem estilo literário definido, nem assuntos limitados. Vamos falar de tudo e de nada; do velho e do novo; do engraçado e do sério. Ainda assim, vocês vão perceber o estilo de cada escritor de forma muito clara. Lê quem quer ler. Divulga quem curte e acompanha a gente. Se somente nossos amigos acessarem, estaremos no lucro.

Seguidores

Pesquisa

Tecnologia do Blogger.