Não me faça passar vergonha

” Não coloque o cotovelo em cima da mesa!”, “Tire o dedo do nariz!”, “Não cuspa no chão!”. Você com certeza ouviu uma dessas três frases de sua mãe, se não todas elas, e, certamente perguntou o porquê de todas essas regras e que diabos significa Bons modos. A pequena ética, ou etiqueta, sempre foi importante para delimitar os espaços de cada um e estabelecer pequenas normas de convivência.

Mas a partir do século XVIII isso se tornou uma grande obsessão. Pequenos livros foram escritos na França para mostrar como viviam os “homens bons”. E o pior de tudo, os nobres de toda Europa compravam e tentavam seguir à risca esses manuais do “savoir vivre” . Mas até na França a boa educação viveu seu declínio. Em 1789, com o advento da Revolução Francesa, tudo que era monárquico foi aviltado, até os bons modos. Os comprimentos como “Monsieur” e “Mademoiselle” foram substituídos por “Citoyen” e todo tipo de convenção social que lembrasse de longe o “Ancién regime” era jogada fora ou reinventada. Na França, o “savoir-vivre” só foi retomado em grande estilo depois do primeiro Império de Napoleão. Nessa época a obsessão pelo decoro tomou proporções sem precedentes a ponto da injúria ser hiperbolizada pelo duelo e a implatação de uma lei que proibia pessoas bem-educadas comessem ervilhas com a ponta da faca. Os novos ricos tinham bons motivos pra serem “bem-comportados”. Quais eram? Um dos motivos já foi dito, precisamos de pequenas regras para vivermos em sociedade. O outro é que a burguesia tinha que ter muito mais do que dinheiro pra ser nobre, tinha que se portar como tal.
Com a chegada do século XXI a etiqueta ganhou um novo contorno a “netiqueta”, que são os bons modos na Web onde o lema principal é : ” Antes de enviar uma mensagem, é preciso perguntar: Eu diria a mesma coisa se essa pessoa tivesse na minha frente?”.
Mesmo que as boas maneiras sejam usadas como arma para diferenciação social, elas são um dos pilares da sociedade. Que fila seria formada e respeitada sem que as pessoas tivessem o mínimo de educação e civilidade? A importância do savoir-vivre está em suprimir alguns instintos humanos em detrimento do bem-estar de uma comunidade. Até o camarada Lenin (anti-burguesia e suas convenções) disse certa vez:” Duas coisas a burguesia nos legou e não podemos dispensá-las: o bom gosto e as boas maneiras”. Sua mãe já deve ter lido isso em algum lugar… ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

O Insanoscópio

O blog não tem estilo literário definido, nem assuntos limitados. Vamos falar de tudo e de nada; do velho e do novo; do engraçado e do sério. Ainda assim, vocês vão perceber o estilo de cada escritor de forma muito clara. Lê quem quer ler. Divulga quem curte e acompanha a gente. Se somente nossos amigos acessarem, estaremos no lucro.

Seguidores

Pesquisa

Tecnologia do Blogger.