Zodíaco do futebol



Na Astrologia, o signo ascendente, ou simplesmente ascendente , é o signo do Zodíaco que estava surgindo no horizonte no momento do nascimento da pessoa. Representa as características que surgem num primeiro olhar imediato, aquilo que irrompe de uma pessoa quando ela se coloca diante do mundo. O ascendente se manifesta desde o nascimento, na forma como nasce. As qualidades ascendentes são poderosas desde cedo e, por ser as externas,tendem a ser vistas com mais facilidade do que as qualidades do signo solar, as internas. Segundo um conceito astrológico tradicional, este planeta é o chamado “senhor” do mapa astral, que matiza toda a identidade de uma pessoa. O ascendente se junta ao signo solar e ao signo lunar, perfazendo a “identidade astrológica” mais poderosa de cada pessoa. (Por: Wikipédia)

Horóscopo, runas antigas, tarô, simpatias, numerologia, combinações astrais, horóscopo chinês, egípcio, paquistanês, João Bidu, a morte de Michael Jackson… Não acredito e nunca acreditei em nada disso. Respeito qualquer espécie de crença, mas meu referencial de vida é a bíblia. Mas não é sobre ela que vou falar hoje.
O jeito de falar e de mover o corpo enquanto fala, o timbre da voz, o balanço de cada fio de cabelo, a superfície da pele, os traços que compõem olhos e bocas, as reações a qualquer circunstância, a inteligência, a personalidade… Cada detalhe da existência do ser humano faz dele uma obra única. Acreditem, eu também sou uma obra única. A maneira pela qual me expresso em boa parte dos lugares é bem comunicativa, eu tento ser simpático e agradável. As pessoas sempre comentam que tenho um jeito sério e engraçado de falar, isso é incoerente, enfim…Mas ainda não descobri por que tantas pessoas ao me conhecerem, ou ao me conhecerem melhor, se interessam tanto pelo meu signo. É impressionante. Isso sempre me intrigou. Recentemente eu conheci um cara que perguntou meu signo com dois dedos de prosa. Depois ele falou sobre minha personalidade; meu jeito; minhas piadas, tudo com base no signo de libra. Não dei muito importância pra o que o guru universitário falou, mas aquele papo me proporcionou algumas reflexões.
Todo mundo conhece um fanático por futebol, o Brasil esta repleto deles. Os torcedores lotam os estádios, compram camisas caras, viram sócios de clubes, assinam o pay per view, fazem protestos, brigam entre si, dão nomes de craques aos filhos… Existem pessoas que adoram o futebol e, sobretudo, adoram seus times. Matam e morrem por eles. Aqui, não são poucos os casos de conflitos violentos entre torcidas organizadas. É impressionante como esse esporte movimenta um volume monstruoso de dinheiro em vários países. Jogadores caríssimos, patrocínios milionários. Mais impressionante ainda é saber que tudo isso é movimentado por paixão. “Bahêa, Bahêa minha vida, Bahêa meu orgulho, Bahêa meu amor ôôô…”. São milhões de brasileiros que amam e vivem por seus times. Mas o que faz nascer toda essa paixão? Resumidamente, crê-se que a os movimentos astronômicos no instante do nascimento de cada pessoa determina a “identidade astrológica” dela. Assim, o comportamento de um indivíduo; seu temperamento; seus sentimentos mais latendes; seus instintos mais fortes; seus interesses mais envolventes… Tudo é muito previsível e determinado pelo seu horóscopo. A veracidade disso ou não, se você acredita nisso ou não, se eu acredito nisso ou não, não é onde quero chegar. Não. Depois de refletir tanto sobre isso, acabei chegando no futebol. E foi onde eu mais viajei. O que é que move essa paixão? O que faz milhares se veem através de onze? O que há em mim, Jehiel Casaes, que me faz um corinthiano apaixonado? A astrologia dá explicações espiritualmente “lógicas” pra muitas coisas, mas acho que o futebol vai muito além. É viver, amar, lutar e morrer por uma camisa, um time, uma empresa, pela honra de gerações. Acho isso absolutamente irracional, mas não consigo deixar de cantar: “Aqui tem um bando de loco, loucos por ti, Corintihans…!”

Jehiel Casaes 

0 comentários:

Postar um comentário

O Insanoscópio

O blog não tem estilo literário definido, nem assuntos limitados. Vamos falar de tudo e de nada; do velho e do novo; do engraçado e do sério. Ainda assim, vocês vão perceber o estilo de cada escritor de forma muito clara. Lê quem quer ler. Divulga quem curte e acompanha a gente. Se somente nossos amigos acessarem, estaremos no lucro.

Seguidores

Pesquisa

Tecnologia do Blogger.